"There is more treasure in books than in all the pirates' loot on Treasure Island." - Walt Disney
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Vida e morte de M J Gonzaga de Sá - cover

Vida e morte de M J Gonzaga de Sá

Lima Barreto

Publisher: Librorium Editions

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A idéa de escrever esta monographia nasceu-me da leitura diurna e nocturna das biographias do Dr. Pelino Guedes. São biographias de ministros, todas ellas, e eu entendi fazer as dos escribas ministeriaes. Por ora, dou unicamente subsidios para uma; mais tarde, talvez escreva, as duas duzias que planejo.
Não ha neste tentamem nenhuma censura ao illustre biographo, nem tão pouco proposito socialista ou revolucionario de qualquer natureza. Absolutamente não! Obedeci, alias muito inconscientemente em começo, á lei da divisão do trabalho; e, com isso, sem falsa modestia o digo, fiz uma importante descoberta que o mundo me vae agradecer.

Other books that might interest you

  • Tupi e Guarani - A língua dos bandeirantes - cover

    Tupi e Guarani - A língua dos...

    Helena Goldammer Lenz

    • 1
    • 1
    • 0
    No Brasil, muitos são os Estados, cidades, bairros, ruas e acidentes geográficos com nomes significativos em Tupi e Guarani. Além destes, há ainda animais, frutas e usos cotidianos.
    
    O interesse pela autora, Helena Lenz, neste tema gerou uma extensa pesquisa, cujo resultado está nas páginas deste livro. Trata-se de um Guia Prático, para consulta de dados sempre que o leitor se deparar com um nome indígena, seja por curiosidade ou nas suas viagens pelo Brasil.
    Show book
  • Esaú e Jacó - cover

    Esaú e Jacó

    Joaquim Maria Machado de Assis

    • 0
    • 0
    • 0
    Esaú e Jacó é o penúltimo livro de Machado de Assis, lançado em 1904. No título do livro, o autor remete à contrariedade entre os irmãos Esaú e Jacó da narrativa bíblica, para servir de paralelo à história de vida dos irmãos Pedro e Paulo, filhos da alta burguesia carioca, que vivem a passagem do Brasil império para o Brasil república: Paulo se põe do lado dos republicanos, Pedro dos monarquistas. A contraposição de temperamento dos dois irmãos, assim como os constantes debates de opiniões por eles travados durante a narrativa, permitiu a Machado de Assis construir magistralmente um complexo quadro das contradições e conflitos ideológicos em jogo no Brasil pós-Independência. - Summary by F. V. Silva
    Show book
  • O último comboio para a liberdade - cover

    O último comboio para a liberdade

    Meg Waite Clayton

    • 0
    • 0
    • 0
    Em 1936, para o adolescente de quinze anos Stephan Neuman, os nazis são apenas uns brutos barulhentos. Stephan faz parte de uma família judia conhecida de Viena e é um dramaturgo incipiente cujos cenários são as ruas da capital austríaca e até os seus esgotos intrincados. A sua melhor amiga é Žofie-Helene, uma rapariga cristã cuja mãe é a editora de um jornal antinazi. Contudo, a inocência libre de preocupações de ambos os adolescentes será devastada quando os nazis tomarem o controlo.
    Porém, há esperança na escuridão. A holandesa Truss Wijsmuller, mais conhecida como Tante Truss, faz parte da resistência e arrisca constantemente a sua vida para afastar as crianças judias do controlo nazi e levá-las para países dispostos a acolhê-las. Uma missão que se torna ainda mais complicada quando a Alemanha se apodera da Áustria, o Anschluss, já que, por toda a Europa, os países fecham as suas fronteiras ao número crescente de refugiados desesperados.
    No entanto, Tante Truss está decidida a salvar tantas crianças quantas seja capaz. Quando a Grã-Bretanha decide acolher um certo número de refugiados, terá de se atrever a aproximar-se de Adolf Eichmann (o homem que, anos depois, estará por trás da Solução Final), numa corrida contrarrelógio para salvar jovens como Stephan, o seu irmão mais novo, Walter, e Žofie-Helene. Para isso, terão de emprender uma viagem perigosa para um destino desconhecido no estrangeiro.
    "O último comboio para a liberdade é uma história dolorosa, bela, absorventee inesquecível. Um tributo maravilhoso à coragem, a uma mulher impressionante, aosque pôde salvar e aos que não. Recomendo este livro a todos aqueles que pensam que uma só pessoa não pode fazer a diferença."
    Karen JOY Fowler, autora de Estamos todos completamente fora de nós
    "Que delícia é ler esta história brilhante sobre o Kindertransport. Um romance cheio de compaixão, esperança e amor. Obrigada, Meg Waite Clayton, por nos recordar o que acontece quando as boas pessoas se juntam contra o mal."
    Heather Morris, autora de O tatuador de Auschwitz
    "Uma história absolutamente fascinante e maravilhosamente executada de amor, perda e heroísmo nos dias sombrios que antecederam a Segunda Guerra Mundial."
    Kristin Hannah, autora dos bestsellers do The New York Times O rouxinol e A grande solidão.
    Show book
  • A sublime porta - cover

    A sublime porta

    Jesús Sánchez Adalid

    • 0
    • 0
    • 0
    Continuam as aventuras e desventuras de Luis María de Monroy, o jovem soldado dos terços já nosso conhecido de O cativo, num contexto de contínuas contendas entre as tropas espanholas de Felipe II e as do Império otomano, em pleno século xvi. Derrotado e cativo no seguimento da Batalha de Djerba, graças à sua inteligência, ao seu domínio do canto e do alaúde, bem como a um ou outro golpe de sorte, conseguirá resguardar a sua vida, primeiro em Susa e depois em Istambul, a urbe mais fascinante e cosmopolita da época, onde vai arriscar duplamente a vida ao colaborar com uma trama de espionagem ao serviço do imperador espanhol.
    A vida apaixonante do cavaleiro Monroy, protagonista da bem-sucedida trilogia de O cavaleiro de Alcántara, é o fiel reflexo de uma época tão fascinante quanto complexa, a do esplendor do imperio hispânico dos Áustrias, a mesma de Lope de Vega e Cervantes.
    O protagonista do romance em breve descobrirá que os ideais cavaleirescos e religiosos, a música e a poesia, a pátria e a honra, devem conviver inevitavelmente com a crueldade da guerra, com a fome que assola o povo e, por vezes, com a iniquidade dos seus governantes.
    "Sánchez Adalid tem o dom de narrar de forma pausada e reflexiva; num estilo literário que persegue a elegância do melhor romance clássico. O realismo, a verosimilhança e o sentido de humor são três virtudes que caracterizam Jesús Sánchez Adalid, narrador de obras-primas singulares."
    Lluís Fernández, La Razón
    O que os leitores dizem:
    Gostei muito do romance, do tema e do estudo das personagens, num ambiente histórico apaixonante que já conhece bem e que ilustra de forma magistral, etc. Tem uma prosa muito cuidada, de grande riqueza, e que não cansa, pelo contrário, mantém-nos na expectativa capítulo após capítulo até ao fim. Uma leitura agradável e curta ao mesmo tempo, mas sem dúvida de conteúdo intenso.
    Na linha habitual do escritor. Aprende-se sempre alguma coisa da Espanha dessa época e o livro é interessante.
    A forma de escrever e um bocadinho de imaginação levam-nos a todos os lugares descritos no livro. Visualizam-se personagens, paisagens etc... um livro maravilhoso para passar uns belos momentos.
    Totalmente recomendável, muito apaixonante. Uma obra fascinante que nos cativa e envolve desde o princípio fazendo com que a leitura seja seguida e com vontade de continuar. Recomendável para todos.
    Um grande escritor... dos melhores que já li... escreve como os anjos o romance mais difícil de todos, o histórico.
    Este livro é do melhor. É uma mistura de Treasure Island e I, Claudius. Ou seja, é uma aventura para o deleite dos leitores dos doce aos cem, mas também é um livro sério de ficção histórica.
    Gostei tanto deste livro que não queria que acabasse. Por isso, foi uma surpresa muito agradável descobrir que há outro livro sobre a vida de Luis Monroy de Villalobos depois de Djerba. Já o estou a ler.
    Show book
  • Nick Nipigon - As viagens de Ichiro - cover

    Nick Nipigon - As viagens de Ichiro

    Ricardo Garay

    • 0
    • 1
    • 0
    Este segundo livro narra as muitas aventuras de Nick Nipigon com seu sobrinho Ichiro. Eles irão enfrentar: nevascas, urso, índios, motores morrendo, quedas e uma entrega secreta. Mas muita coisa irá surgir para aproximar tio e sobrinho. No final uma pista para encontrar sua esposa Samira.
    Show book
  • Relatos de uma árvore - cover

    Relatos de uma árvore

    Adelmo Barboza

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste livro a personagem principal é uma árvore. Ela retrata o dia a dia e as particularidades de seu habitat. Seus dias são muito tranquilos, até que o crescimento da cidade afeta sua rotina, desafiando-a com uma nova forma de encarar a vida.
    Show book